Nasce minha carteira de renda fixa


Já faz bastante tempo que eu queria criar a minha carteira de renda fixa, com uma mescla de títulos pós, pré e indexados. Agora que tenho alguns objetivos de médio prazo (5 anos) tem uma grana que eu não posso correr tanto risco (equities).

Macro da Carteira

A alocação macro vai ser simples:

  • 30% em títulos pós fixados (CDI)
  • 35% em títulos pré fixados (Pre)
  • 35% em títulos indexados (IPCA)

Micro da Carteira

Inicialmente estou pensando nos seguintes ativos:

CDI


  • RDB do Nubank (saldo da CC), 100% CDI, Liquidez D+0
  • CDB do Sofisa Direto, 110% CDI, Liquidez D+0

Pré Fixado


  • Titulo tesouro direto Pré 2025
  • IRFM11, IRFM-P2, Duration ~ 500d.u., Adm 0,20% a.a.
  • FIXA11, DI de 2,5 a 3 anos, Duration ~ 750 d.u., Adm 0,30% a.a.

IPCA

  • Titulo tesouro direto IPCA 2045
  • IMBB11, IMA-B, Adm 0,20% a.a.
  • IMAB11, IMA-B, Adm 0,25% a.a.
  • B5MB11, IMA-B5+, Adm 0,20% a.a.
  • IB5M11, IMA-B5+, Adm 0,25% a.a.

Outros Títulos

Por enquanto só vou operar curva de juros, não quero entrar em risco crédito privado seja via títulos ou via fundos até porque o valor ainda é bem baixo e não permite muita extravagancia.
Mas opções que eu já estou olhando pensando no futuro são:

  • Titulos de CDB/LCI/LCA (e outros com FGC) sem liquidez 120~130%CDI
  • Fundos negociados em bolsa, KDIF11 e outros que irão aparecer
  • Debentures de empresas (muito risco, só oportunidades muito pontuais)
  • Bonds no exterior (estou muito longe disso, aplicações minimas na faixa de 50K USD)
  • Fundos de crédito privado (muito dificil achar bons, respeito a Capitania e JGP)


Caso você tenha lido até o final, obrigado!
Deixe sua mensagem, dúvida ou debate, estou sempre lendo os comentários.

Comentários

Postagens mais visitadas