Fintechs vs Itaú - Os dois perdem!
Um post só para pensar um pouco sobre esse racional dos bancos versus fintechs.
Eu pessoalmente não entraria vendido em bancos, porém não discordo do racional daqueles que o estão vendendo, apesar da resiliência durante a crise acredito que o valor gerado ao acionista dos grandes banco, principalmente Itaú, não será no futuro o mesmo que temos no histórico passado.
Para não falar que é só um sentimento sem dados podemos ver alguns pontos interessantes de coisas que já deram muito dinheiro dentro dos bancos e já não estão mais tão rentáveis.
Gestão de recursos, todos lembram que num passado recente a XP atacava de frente os grandes bancos com campanhas publicitarias agressivas. Resultado, a gestão de recursos gerida pelo banco com altas taxas para o varejo não sobreviveu, os bancos precisaram colocar gestão de terceiros até para contas de varejo baixa renda, tickets de entrada muito inferiores, zerar taxas nas previdências, etc. Ou seja, o que se ganhava com isso com certeza baixou bastante. As corretoras dos bancos tiveram que se adaptar, Itaú comprou XP, agora tem a Pi e isso ainda está em movimento.
Maquininhas (adquirencia), a pouco tempo atrás a briga era entre Rede e Cielo, Itaú fechou capital da Rede e Cielo é uma grande decepção dos acionistas nos últimos tempo, Itaú já disse que Rede já não é mais tão rentável quanto no passado. Isso demonstra que quando a concorrência chega é difícil parar.
Seguros e Serviços, essas são as grandes ganhadoras de dinheiro dentro do banco hoje, não sei se por tanto tempo assim, a concorrência já chegou só não conseguiu roubar tantos clientes, isso também levou bastante tempo em gestão de recursos e adquirencia, mas após uma fase inicial pode acelerar muito rápido. Veremos, em seguros o próprio Itaú tem Porto Seguro e Azul como segunda marca, em serviços a lista é interminável e crescendo, destacando-se Nubank e Inter.
Não acho que será o fim de Itaú, nem que será fácil desafiar o grande banco, porém acho que o lucro nos negócios atuais irá cair muito, mas isso não necessariamente quer dizer as Fintechs vão ter a mesma rentabilidade que Itaú.
As fintechs vão tirar rentabilidade do Itau ate o dia que o Itau resolver comprar elas, muito dificil acabar com um banco que lucra 20BI todo ano.
ResponderExcluirObrigado pela contribuição Marco, eu também pensei assim por bastante tempo mas depois de analisar o que ocorreu com gestão de recursos com a entrada da XP e outras eu comecei a pensar que algo pode acontecer, se houver uma empresa de sucesso similar em serviços bancários que é a principal receita de Itaú a rentabilidade pode ser comprometida.
ExcluirInter e Nubank tem sustentado suas operações deficitárias (ok, o Inter até gera algumas migalhas de lucro) baseada em aportes de fundos de investimentos que estão entupidos de dinheiro e estão injetando em negócios com 'alto potencial de lucratividade no longo prazo', o Itaú e os seus pares privados tem capita próprio e imensas reservas para investimento, é só olhar os balanços de Itaú e Bradesco para ver o quanto de dinheiro eles tem parado em caixa.
ResponderExcluirO desafio será quando o mercado se retrair, esses fundos não vão entregar lucros com essas empresas, não podemos nos esquecer que empresas tem que gerar lucros e não fazer caridade.
É claro, essa fase que estamos vivemos vai reduzir os lucros dos bancos no curto e médio prazo porém vão continuar sendo negócios extremamente lucrativos, o mercado financeiro brasileiro não é tão desenvolvido quanto o europeu e o norte-americano e se você olha para os EUA e Europa continua encontrando HSBC, Citi, JPMorgan, Barclays e Santander no mesmo lugar e com a mesma solidez de antes e aposto que ainda vamos encontrar eles daqui a 15 anos no mesmo lugar.
É preciso olhar com cuidado para essas fintechs e outras empresas disruptivas (como Uber e Tesla) e ver se elas possuem fundamentos capazes de gerar lucro crescente e consistente. É hora de ter prudência nos investimentos, acho que como usuário são empresas que prestam serviços muito interessantes, mas como investidor eu prefiro ficar de fora.
Obrigado pela contribuição Poupador, também acho que essas empresas novas não serão as ganhadoras conseguir crescimento na base do menor preço é sempre uma tarefa que joga as margens lá embaixo.
ExcluirMas acho que tem chance de haver impacto na lucratividade dos grandes bancos.