Tese de trade: Quer ESG, então toma! Compre créditos de carbono | ETF: GRN e KRBN

  •  Investimento em ETF de crédito de carbono pode gerar bons resultados
  • Investimento pouco conhecido mas pode se tornar necessário com legislação mais apertada quanto ao meio ambiente
  • Tese fundamentalmente bem descorrelacionada de ativos clássicos


Eu não vou explicar o que é ESG, mesmo porque acho que tem um monte de coisas que são ESG e são completamente diferentes umas das outras, mas o fato importante aqui é que só se fala nisso nos papos sobre investimento.

Pessoalmente não sou muito fã do tema, porém gosto de exposição a coisas que podem virar manias, assim se ganha dinheiro no mundo dos investimentos.

O mercado de comércio de créditos de carbono vem crescendo muito no mundo inteiro, inclusive no Brazil, eu vi uma publicação de uma casa de analise no ultimo dia 22 de setembro recomendando exposição ao mercado de créditos de carbono e mostrando como isso é um mercado promissor.

Desse relatório saíram duas recomendações, um fundo de fundos o Vitreo ESG que é muuuiiiittoo indireto visto que ele investe em fundos que investe em empresas que se preocupam com os aspectos ESG e já descartei de cara, mas existi uma alternativa que achei bem interessante.

Comprar créditos de carbono, se você não sabe o que é isso faça uma pesquisa rápida no google, mas sabendo o que é a ideia é comprar esses créditos e esperar sua valorização, a ferramenta seria o uso da empresa MOSS (https://www.moss.earth/portugues.html) lá tem bastante informações sobre o processo.

Mas nessa leituras eu descobri que esses mercado já são bem mais desenvolvidos no USA e Europa e pensei, lá tudo tem ETF, tem que ter um ETF disso, e eu achei dois o GRN e o KRBN.

Como sempre, comparo "minhas teses" com as teses originais onde tirei a ideia.

Vantagens: investir em ETF é mais liquido, é no mercado americano, ou seja, é mais regulado e supervisionado até mesmo pelos outros donos do ETF e provavelmente os mercados desenvolvidos é que vão ditar o preço desse ativo e não o Brasil

Desvantagens: O investimento é em dólar, e tem que ter conta nos USA. Como eu já tenho não achei nenhuma outra desvantagem


Referencias:

Comprar créditos de carbono no Brasil:

https://www.moss.earth/portugues.html

Informações sobre os ETFs:

https://etfdb.com/etf/GRN/#etf-ticker-profile

https://etfdb.com/etf/KRBN/#etf-ticker-profile

Comentários

Postagens mais visitadas