Como os BC imprimem dinheiro (Na prática!)


Como os bancos funcionam

Primeiro temos que entender como os bancos funcionam e que possuem reservas fracionarias, isso significa que existe uma alavancagem financeira, ou seja, o banco empresta mais dinheiro que do que possui. Isso apesar de ser pouco ético é totalmente legal, e para cada tipo de empréstimo no banco é necessário uma reserva de acordo com o risco do empréstimo, essas reservas são bem baixas como 5 ou 10%.

Exemplo: um empréstimo imobiliário (baixo risco) pode necessitar de uma reserva de 5%, já um empréstimo do rotativo do cartão de crédito tem uma chance muito maior de calote precisando de uma reserva de 60%.

É dessa forma que os bancos ganham dinheiro, eles pegam dinheiro das pessoas e emprestam a outras e ganham no spread dos juros.

Como o Banco Central funciona

O banco dos bancos regula o sistema e verifica (sim, ele tem todos os dados de todos os bancos) se as reservas estão sendo cumpridas e mantem a liquidez do sistema, ou seja, caso o banco cumpra todos os requisitos de reserva eles cobrem qualquer problema de liquidez. Sim isso é um "Se quebrar, eu te salvo".

Só uma informação adicional, quando os requirimentos de reserva ficam abaixo do necessário o banco central (BC) vai lá e liquida o banco, ou seja, ele toma o banco e vende a algum interessado que consegue cumprir os requisitos, normalmente outros bancos. Isso mostra que a atividade bancaria é a atividade mais regulada da economia.

Mas como é criado o dinheiro, na prática

Já vimos como é criado o dinheiro, através de alavancagem, o BC deixa que os bancos criem dinheiro baseado em depósitos que eles tem, mas ainda precisamos de poupança e o que está acontecendo agora é que vemos todos os especialistas falando que estão criando dinheiro "do nada". Então falta entender como pode ser criado dinheiro sem esses depósitos, e há duas formas, redução de compulsório (reserva) e a transferência de ativos.

Redução de  Reservas (compulsório)

Muito usada pela China nos últimos anos, a redução do compulsório é bem simples, saque aquela taxa de reserva, ela é definida pelo BC, é só ele dizer por exemplo, a taxa de compulsório do crédito para empresas AAA é de 5%, onde antes era 10%. O que acontece é simples, por exemplo, o banco tinha 1Bi nesse tipo de empréstimo que precisava de uma reserva de 100mi, depois da modificação ele só precisa de 50mi e agora pode emprestar mais 1Bi e mater suas reservas, pronto 1Bi foi criado do nada.

Transferência de Ativos - Repurchase Agreement (Repo)

Nesse caso os bancos comerciais repassam ativos ao banco central em troca de depósitos, por exemplo, o Itaú pega um pacote de 1Bi de crédito imobiliário e entrega ao BC e recebe 1Bi em dinheiro, o que acontece, a reserva aumenta e permite ao banco aumentar o crédito disponível, é a alavancagem da alavancagem. Essa é a maneira mais comum hoje de impressão de dinheiro no mundo.

Dúvidas

O tema é complexo e a simplificação feita aqui foi extrema e proposital, mas existe uma infinidade de detalhes em tudo isso, mas o básico é isso, caso alguém fique com dúvidas como eu fiquei por muito tempo é só colocar nos comentários, caso falte alguma coisa que você julga importante comente também, pois estou aqui mais aprendendo do que ensinando.

Espero que a leitura tenha sido agradável e até a próxima.


Edit 20/08: Não expliquei bem, mas existem requisitos de capital que ficam no banco, e requisitos de reserva que ficam no BC.

Comentários

  1. Ótimo artigo, Jonas!

    E ao ler o título já me veio na cabeça FED e sua impressora de dolares... rsrs

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado One, quero desenvolver uma estratégia para monitorar essa bolha na prática. Ainda estou na fase de estudos sobre isso, mas em breve vou fazer um consolidado, mas é tudo muito nebuloso e difícil de encontrar informação relevante.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas