Entendendo taxas de juros em tempos de crise no Brasil e nos Estados Unidos


Estudando as crises no Brasil e no exterior entendi uma diferença em básica mas pouco explorada em termos de informação aos investidores locais, o comportamento da renda fixa em tempos de crise.

Veja a imagem abaixo:


Podemos notar uma correlação negativa entre e Treasury de 10Y e o S&P 500.


Usando bonds longos isso fica ainda mais claro.

Se pegarmos um gráfico igual aqui no Brasil de um Pré de 10 anos com relação ao Ibovespa vamos ver que a correlação é sempre positiva, nesse post vamos tentar entender como isso acontece. Como não tenho esses dois gráfico já consolidados abaixo podemos ver a correlação de um ETF IMA-B que já mostra bem o ponto que queremos colocar.



Para analisar isso temos que entender como as quedas de juros ocorrem nos USA e no Brasil.

Nos estados unidos quando o risco sobe a bolsa cai e os juros caem, são feitos cortes para ajudar na recuperação da economia.
USA: Risco sobe, bolsa cai, juros caem
No Brasil quando o risco sobe a bolsa cai e os juros sobem, mas ai vem a pergunta, não deveríamos baixar o juros para ajudar a economia, a resposta é sim, mas existe um problema na economia brasileira (e em todos os emergentes), o cambio, sim. refazendo esse movimento ficaria da seguinte forma:
Brasil: Risco sobe, bolsa cai, real cai, juros sobem
Acho que isso mostra a ideia que eu quero passar, as implicações disso em portfólios são obvias, aquele 60/40 americano tem correlação negativa entre os ativos, lembrando que o valor do titulo sobe com a queda de juros e cai quando os juros sobem.


Comentários

Postagens mais visitadas