Previdência Privada: Uso do PGBL com IR Progressivo

Resultado de imagem para imposto de renda

Quando utilizar a tabela progressiva do imposto de renda

Primeiro é bom deixar claro que esse texto é bem objetivo e trata do uso da tabela progressiva como vantagem as pessoas que utilizam PGBL para ter dedução de até 12% do rendimento tributável. Caso você não entenda o que isso quer dizer faça uma pesquisa ou uma pergunta na área de comentários.

Abaixo vou listar situações que considero como vantagem para fazer o uso da tabela progressiva visando ter um desconto de 27,5% do rendimento tributável e pagar 0% de imposto no resgate.

Sacar em algum ano que você não tenha rendimento

Se você optar pela tabela progressiva e em algum ano você não estiver do mercado de trabalho (no regime CLT) você pode realizar o saque do valor referente a alíquota zero de imposto, por exemplo no ano de 2017-2018 até R$ 22.874,76 o imposto a ser paga é zero.



É importante lembrar que esse tem que ser seu único rendimento no ano, então só faz sentido se você não tiver nenhum outro rendimento que se encaixe nessa categoria no ano, pois nesse caso toda a economia de IR não é compensada e ele pode chegar novamente a faixa de 27,5%, sendo a única vantagem o pagamento em atraso do imposto.

Muita gente pensa nesse caso como algo muito raro, ficar sem receber nenhum rendimento é quase impossível pois precisamos trabalhar para sobreviver certo, porém, há diversas situações que ocorrem algumas vezes na vida das pessoas onde é possível fazer o saque com a isenção total ou parcial do imposto devido. Segue mas mais comuns:
  • Abrir uma empresa
    •  Se você não é empregado e não recebe salario, o saque é isento.

  • Independência financeira
    • Como por via de regra os rendimento de aplicações em bolsa/renda fica tem tributação exclusiva, os seus recebimento não são tributados.

  • Desemprego
    • Caso você fique um ano sem trabalhar você pode sacar a parte isenta do dinheiro, mesmo que seja para colocar em outra aplicação

Investir no dependente e sacar para custear universidade, etc.

Você pode deduzir até 12% da renda em aportes para dependentes e depois realizar o saque (na verdade quem faz o saque são eles) nos limites abaixo para ter 0% de alíquota de imposto de renda.


É importante lembrar que no momento do aporte o dependente precisa ser relacionado na declaração do IRPF e no ano do saque ele não deve ser declarado como dependente.

Alguns usos comuns desse método para dependentes:
  • Pagamento da universidade
    • O aporte é feito próximo a maior idade assim ele pode sacar o valor isento

  • Não declarar o filho como dependente
    • Nesse caso é feito uma declaração separada para ele e fica dentro da faixa isenta, porém, nesse caso se perde os R$ 2275,08 de isenção pelo dependente
Tudo relacionado a dependentes valem para qualquer tipo: filho, esposa, etc.

PS: Importante lembrar que o saque do PGBL  tem 15% de imposto retido na fonte, assim, é necessário fazer a declaração para restituir esse valor.

Comentários

Postagens mais visitadas