10 Eventos que podem surpreender os mercados em 2020


I - Atividade econômica vai surpreender

Com base em que digo isso? Muitas pessoas falam que a atividade demora a voltar pois não há dados que comprovam essa recuperação mas meu raciocínio é diferente, eu acredito que o simples fato de não haver drivers para deteriorar a economia já é o suficiente para que ela volte a se recuperar.

A economia é viva e não consegue ficar parada, se não está em contração precisa ir para uma expansão. Existe uma inercia muito grande e há impressão de que estamos parados mas esse é o ponto de inflexão.

Parâmetro: PIB 2020 >= 2%
Probabilidade:
Jan - 70%

II - IFIX, IMOB, IDIV e SMLL terão mais um ano a frente de IBOV

Acredito que mais um ano os investimentos mais conservadores IDIV e aqueles mais fora do radar SMLL vão performar acima do principal índice de ações IBOV, segue algumas considerações:

IBOV: muito contaminado por bancos e commodities, acho que tanto empresas cíclicas domesticas vão performar melhor e bancos pior que a média, para  commodities acredito que haverá alta nesse ano.

IDIV: Nomes óbvios quando pensamos nos investidores que estão saindo da renda fixa pós fixada, além disso, muito afetados pelos juros de longo prazo (ver IV).

SMLL: índice de small caps da bolsa, esse índice tem empresas muito boas com boa parte em mercado domestico, acredito que o crescimento do PIB atinge esse índice em cheio.

Sobre o mercado imobiliário:

IMOB: Mercado pagando a melhora do mercado imobiliário antes de dados reais, por enquanto a queda de juros guia a melhora do valor de mercado das construtoras.

IFIX: Não vai bater o IBOV, o perfil de risco é muito menor, mas acredito nele bem acima do CDI. Acredito que toda a valorização até o momento se deve a queda de juro longo mas em breve vamos ver melhoras em valores de alugueis e preços de imoveis comerciais. DY médio de IFIX está acima da taxa de juros pós, isso não tem muita coerência.

Parâmetro: IMOB, IDIV, SMLL acima de IBOV e IFIX acima de 150% do CDI.
Probabilidade:
Jan - 60%

III - Bancos vão ficar de lado

Baseados no post que fiz aqui a pouco tempo atrás, não acho que as fintechs vão dominar o setor bancário, mas vão tirar lucro dos grandes bancos privados, mais detalhes clique aqui.

Parâmetro: Média de valorização de ITUB4,  BBDC4 e SANB11 abaixo de IBOV.
Probabilidade:
Jan: 60%

IV - Mais um ano de alta em títulos longos

Apesar de curto espaço para grandes reduções da taxa básica de juros as longas ainda tem gordura para queimar, com a retomada da economia e melhora da situação fiscal, seja por reformas ou aumento da arrecadação as taxas longas de juros vão cair.

Parâmetro: IMA-B5+ acima de 200% do CDI
Probabilidade:
Jan: 75%

V - Dólar estável

Apesar de muita volatilidade devido as eleições nos USA e pelo fato de o Brasil ser o Brasil, acredito que o dólar vai balançar bastante num range entre +25% e -10% mas fecha com alto entre +5% e +15%.

Parâmetro: Dólar com valorização entre +5% e +15%.
Probabilidade:
Jan: 80%

VI - Não haverá crise nos USA

Não haverá crise financeira esse ano nos USA, será feito o que for necessário e até as ultimas consequências para evitar uma crise pois é ano eleitoral. Nada de subir ou descer juros, o FED vai ficar mais lento do que já é e vai deixar o mercado correr livre. Historicamente o FED não é muito atuante nos anos de eleição, mas em algum momento as contas vão chegar.

Parâmetro: Sem recessão nos USA
Probabilidade: 85%

VII - Trump será eleito POTUS

President of the United States, esse é o cargo mais concorrido do planeta. O meu método é simples, eu atribuo a chance de vitoria do Donald Trump inversamente proporcional a chance de uma recessão nos USA, mas não até o fim do ano, até inicio de novembro então o tempo está correndo a favor do atual presidente.

Parâmetro: Trump ganhar a eleição
Probabilidade:
Jan: 90%

VIII - Guerra comercial só em 2021

Com o fechamento da fase um do acordo comercial o presidente americano vai considerar isso como ter ganhado a guerra comercial e não vai querer brigas externas pois tem uma briga grande pela frente que é ganhar a eleição. Não acredito que teremos grandes realizações sob essa perspectiva.

Parâmetro: realizações de mercado sob esse pretexto (subjetivo)
Probabilidade:
Jan: 80%

IX - Bolsa americana continua em alta

Com o presidente segurando a economia aconteça o que acontecer não acredito em grandes realizações esse ano, porém durante as eleições acredito que haverá muita volatilidade.

Parâmetro: Fechamento anual do S&P 500 acima de 0%
Probabilidade:
Jan: 60%

X - Ouro continua subindo

O ouro é considerado como um ativo seguro no mercado, por muitos, o mais seguro de todos. Não vou entrar nos fundamentos do ouro e moedas, mas com a politica de taxa de juros zerada e estímulos dos bancos centrais no mundo a escalada do ouro deve continuar. Acredito que essa politica ainda continua em cena esse ano e pode inclusive acelerar caso alguma recessão entre no radar.

Parametro: GC1 acima de USD 1523,10 por onça.
Probabilidade:
Jan: 70%

Comentários

Postagens mais visitadas